

ATRATIVOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE TEFÉ
Quando visitar Tefé não deixe de conhecer:
Clique na imagem para ver a descrição toda.

Na Floresta Nacional (FLONA) de Tefé, as comunidades ribeirinhas vivem, principalmente, da agricultura familiar, da pesca artesanal e do extrativismo da castanha, açaí, andiroba e copaíba. O Turismo de Base Comunitária na FLONA foi idealizado pelos jovens das comunidades participantes de projetos sociais e desenvolvido pela Associação de produtores agroextrativistas da FLONA de Tefé e entorno - APAFE. A FLONA de Tefé é uma área natural protegida por lei, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Con

Importante mercado público do município, foi projetado para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização da farinha, de frutas, verduras, peixes, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. O mercado localiza-se no centro antigo de Tefé. O espaço abriga mais de 200 funcionários que, juntos, movimentam toneladas de alimentos diariamente em seus mais de 100 boxes. Além disso, recebe semanalmente, cerca de 5 mil pessoas.

A gastronomia tefeense é rica, em aves silvestres, em peixes, em frutas que em algumas das vezes só é encontrada em florestas que compõe Tefé. Pratos com a caldeirada de pirarucu com leite de castanha, peixe assado na folha da bananeira, recheado com temperos típicos, Todos os pratos acompanhados com farinha amarela ova, sim são simplesmente irrecusáveis! Sem falar da diversidade de sucos da região, e de nossos doces a base de cupuaçu, graviola, araçá e de castanha, sendo a fruta que mais é q

Sabe o famoso encontro das águas conhecido no mundo todo? Nós temos aqui em Tefé, o encontro das águas ocorre com o Rio Tefé e o Rio Solimões, um espetáculo típico da região do Amazonas.

Este nome se deve ao fato de que foi aqui neste local que começou a Missão dos Espiritanos em Tefé fundada por P. Xavier Libermann em junho de 1897. Na boca do Rio Tefé, a ‘Missão’ foi estrategicamente localizada para servir todos os missionários do Alto Solimões. A ‘Missão’ abarca três pontos principais: 1. A Casa da Missão construída em 1954 por irmãos holandeses, exatamente no lugar onde estava antes a primeira casa, construída em 1897-1898, pelos primeiros espiritanos (franceses, suíço

No ano de 1964 chega ao Brasil o Irmão FALCO quem se dedica ao cooperativismo em conjunto com os agricultores de TEFÉ, e vendo a perda das plantações por causa enchente consegue a doação de terra firme e cria uma Agrovila. No ano de 1974-1977 é inaugurada á Agrovila com um salão comunitário, uma capela de madeira, uma escola e uma serie de casas em forma de meia lua ate chegar no limite das terras a serem plantadas.

No dia 27 de março de 1938 foi inaugurada a nova prefeitura de TEFÉ. Prédio que o Sr. ATILIO NERE começou a construir entre os anos de 1906-1908 quando era prefeito da cidade; a finalidade da obra era construir uma escola com o mesmo aspecto das escolas de Manaus. O então prefeito CLETO MARQUES PRAIA é quem termina a obra, sendo autorizado pelo Governador ALVARO MAIA quem muda o destino da obra e torna-se sede da prefeitura.No dia 27 de março de 1938 foi inaugurada a nova prefeitura de TEFÉ.

Seminário de Tefé, construção do início do século XX localizada no centro da cidade (a 523 quilômetros de Manaus), importância histórica e cultural, cujas obras se iniciaram no ano de 1913, quando o Monsenhor Miguel Alfredo Barrat solicitou ao arquiteto francês Raphael Haag a elaboração do projeto de construção, sendo a primeira parte do imóvel inaugurada em 1919. Ao longo dos anos, o Seminário de Tefé tornou-se local de formação, cultura e educação de jovens não só da área da Prelazia de Tefé

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no estado do Amazonas, na região do médio Solimões, é a maior reserva florestal do Brasil dedicada exclusivamente à proteção da várzea amazônica. Mamirauá foi a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) implantada no país. É uma unidade de conservação legalmente instituída pelo poder público, tendo objetivos de conservação e limites bem definidos. Um das formas de visitar a reserva é pela POUSADA UACARI

No verão, a temperatura varia entre 35° a 41° graus, estação menos chuvosa (entre os meses de julho e outubro), Nossas praias são sazonais surgem entre os meses julho a agosto e ficam até o mês de Janeiro a Fevereiro. as praias, cujas mais procuradas são: Ponta Branca, Praia da Juliana, Praia de Itapuã e Praia de nogueira, localizada do outro lado do lago de Tefé.

A cultura em Tefé se mantém firme às origens. Expressões culturais que retratam a história da cidade. Conhecida como a princesinha do Rio Solimões (título concedido por um antigo político), nossa Tefé foi berço da dança de ciranda, assim como danças o cordão do macaco doido, dança Africana, Dança Gangazumba, Dança do Cacetinho e demais danças e boi bumbas que fazem parte da história cultural desta cidade. Tefé tem um dos mais tradicionais Festivais Folclóricos do estado.

A história da Rádio Educação Rural de Tefé começou em 1962, porém somente no ano de 1966 foi inaugurado o prédio atual. A Rádio está voltada a população ribeirinha dos municípios de Tefé, Alvarães, Uarini, Maraã, Fonte Boa, Jutaí, Caitaú, Carauari e outros. Além de informar as comunidades, o Prédio Dom Joaquim é detentor de muitos arquivos históricos da cidade de Tefé, vale a pena uma mergulho nessa história.

FOTO DE ATIVIDADES NOTURNAS, TIPO FESTA DA CASTANHA OU DA PADROEIRA
Algumas sugestões de roteiros turísticos, para melhor visitação entre em contato com um guia de turismo local!

Tefé, Natureza e Aventura!
Essa sugestão de roteiro, começa com um passeio até a comunidade da Agrovila. É necessário pegar uma estrada de aproximadamente 15 quilômetros, na comunidade de Agrovila você poderá conhecer o local que é de grande importância ao município, seguindo viagem você pode fazer um passeio de canoa pelo igarapé Açu onde passa pelas matas alagadas e algumas bem fechadas, um cenário inesquecível, chegando a São Francisco do Miriti, onde você pode fazer uma trilha e conhecer parte de nossa fauna e flora, e visitar a famosa casa de farinha! O roteiro finaliza retornando a comunidade de agrovila.

Tefé, encontro das águas e encantos!
Nesse roteiro, sugerimos você pegar uma de nossas catraias e conhecer o nosso encontro das águas, em Tefé o encontro é com o rio Tefé e rio Solimões, beleza ímpar, seguindo o passeio, vá até a comunidade da Missão,conheça o local onde Tefé começou! Conversar com os moradores antigos são momentos que marcam a visita! Arquiteturas históricas são partes de um passado glorioso! Ao sair da comunidade da missão o final do trajeto peça uma sugestão do piloto da catraia ou do guia, porém sugestão é que esse roteiro termine na orla da muralha onde podes beber uma água de coco bem gelada!

Antiga Ega, nossa Princesa!
Nesse roteiro sugerimos a visitação no seminário São José o Padre Joaquim é o responsável pela visitação no local, ele com seu bom humor e carisma apresenta todas as dependências do local (para visitação é necessário verificar a disponibilidade de dia e horário com o próprio padre), visita na Rádio Rural AM que guarda parte da história da cidade, e principal fonte da história da comunicação na cidade, consulte com a direção da rádio, Sr. Thomas Schwamborn, e finalizando esse roteiro, nossa sugestão é que você se dirija até a Catedral de Santa Teresa D’avila, a santa que é a padroeira da cidade.
Para entrar em contato com algum guia de turismo, escreva um e-mail para a secretaria de turismo.